Fibra óptica liga EUA a Espanha pelo oceano

O Facebook e a Microsoft estão a colocar um cabo de fibra óptica que irá ligar a Virgínia-Estados Unidos a Bilbao-Espanha através da colocação de um cabo submarino.

Este cabo terá o cumprimento de 6.600 km e ficará submerso ao longo do Oceano Atlântico. Esta medida visa fornecer um serviço, que terá uma largura de banda 16 milhões de vezes superior à Internet que actualmente temos em nossas casas, o correspondente a 160 terabits por segundo.

Este não é, nem de perto nem de longe o primeiro cabo a ser depositado no oceano, porém, podemos dizer que irá ser o cabo equipado com a mais alta tecnologia existente e que irá permitir que os dois titãs da tecnologia possam mover de forma mais eficiente enormes quantidades de informações, entre os diversos centros de dados computacionais e os hubs da rede que sustentam os seus populares serviços online.

Este investimento por parte destes gigantes da Internet, tem haver com os custos associados ao transporte de informação por cabos que não são seus. Portanto, serviços como: Gmail, Google Docs, Google Maps, Facebook, WhatsApp, Instagram e tantos outros, irão ser suportados no futuro pela implementação deste mega cabo de fibra óptica.

Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades relacionadas com a Internet e tecnologia.

Leave a Comment